Páginas

Visualizações de página do mês passado

Postagens populares

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PAI, HOMEM DO DIÁLOGO

PAI , HOMEM DO DIÁLOGO

Agosto é o mês dos pais. Geralmente comemora-se muito o dia das mães e esquece-se do dia dos pais. Tão importante quanto a vida de uma mãe é a vida de um pai! E que falta faz, quando deixa de existir neste mundo! Fica um vazio que nunca será preenchido. Como diz o poeta Mário Otoboni “Existe um homem que se esforça no cumprimento do dever para dar o bom exemplo(...)Esse homem, geralmente se agiganta e passa a ter um valor sem igual quando deixa de existir neste mundo.” Portanto é necessário que os filhos lhes dêem o devido valor em vida, cobrindo-o de atenções e muito respeito.
A pouco tempo aconteceu no Afeganistão um triste fato em que a filha de um jovem pai cristão foi estuprada por quatro jovens muçulmanos. O Pai, cheio de dor, foi queixar-se na delegacia local, e o delegado arquivou a queixa não executando as prisões devidas por tal crime. Cinco anos depois o mesmo Pai cristão foi intimado à delegacia local acusado de matar um homem. Sorriu, dizendo ser isto impossível, pois além do mais não existiam provas contra ele. O delegado então apresentou os acusadores: os mesmos quatro jovens muçulmanos que a cinco anos atrás haviam estuprado sua filha. Que fato triste! Os quatro jovens não devem ter tido a oportunidade de ter um Pai, como aquele que a moça possuía. Infelizmente, a sociedade está indo de mal a pior, devido à irresponsabilidade de muitos Pais, que sabem muito bem colocar filhos no mundo, mas pensam que o mundo também irá educá-los. Erro fatal que perturba o sono de bons Pais, ao verem suas filhas em idade de namoro, encontrarem muito poucos rapazes estudiosos, éticos, trabalhadores e justos, que as farão felizes de verdade e serão também os guardiões das famílias como São José, São Marcelino de Cartago, São Tomás More, Beato Louis Martin, pai de Santa Teresinha e outros; também como a maioria de nossos ancestrais, principalmente em Varre-Sai, que é uma colônia italiana, quantos exemplos de homens realmente de valor que atravessavam o oceano em busca de melhores condições de vida para a família e realmente “fizeram América”, aqui deixando grande religiosidade, muitos bens, um sobrenome íntegro e uma cultura maravilhosa para seus familiares.
“Pai, tua missão é ser o homem do diálogo. À nossa volta o mundo nos parece perigoso. Os homens se fecham, se protegem e se defendem. Das grandes cidades proliferam os arranha-céus e os condomínios fechados. As pessoas não se falam mais como antigamente. Há uma grande massa de homens vazios, solitários e deprimidos, amedrontados, armados e, no entanto, indefesos, porque o homem não existe para ser só. Em cada lar, rico ou pobre, a tecnologia oferece aparelhos e diversões que arrancam dos pais, filhos e amigos, a graça oportuna do diálogo. Come-se diante da televisão. Nenhuma palavra se tolera durante a novela... Uma, duas, três horas “vidrados” em um programa. E a noite, uma oração breve e bocejante para Deus.”
Pai, não deixes que tua família pereça! Você deve chamar para si a responsabilidade, o compromisso que assumiu com Deus no dia do matrimônio!
Estabeleça momentos para encontros, passeios, preces, festas e inocentes brincadeiras. Abra espaço para conversas francas, e conselhos animadores. E não deixes o rancor calar o perdão, as diferenças superarem a harmonia e o desamor esfriar os relacionamentos.
Sê, em tua casa, o homem do diálogo. O Pai que acolhe, aconselha, ouve e ama.
Feliz dia dos pais!!!
-Isabel Menezes é Psicopedagoga, Professora de Ensino Religioso no C. E. Dr. Miguel Couto Filho e membro da Equipe Pedagógica do CIEP 381 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário