Páginas

Visualizações de página do mês passado

Postagens populares

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ENTREVISTA

Entrevista a autora do livro “Para um jovem de valor” Isabel Menezes, realizada pelos alunos do Ensino Médio, da Escola
Coração de Jesus\Varre-Sai


BIOGRAFIA
Isabel Cristina Menezes Degli Esposti, professora, autora do livro “Para um Jovem de Valor”, é filha de Manoel Vieira de Menezes e de Luzia Soares Menezes, irmã de Fátima Menezes, Pe. José Ronaldo, Manoel Filho, Inês e Domingos Sávio. Nasceu em Varre-Sai, RJ no dia 29\12\1970, cursou o Ensino Fundamental e Formação de Professores no Colégio Estadual Dr. Miguel Couto Filho, Estudos Adicionais em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira, Curso Superior de História pela UFMG e Pós-Graduação pela Universidade Gama Filho. Casou-se com o produtor rural José Afonso Degli Esposti, tendo dois filhos: Luís Miguel e Afonso Henrique. É inscrita na Administração Apostólica São João Maria Vianey. Lecionou em várias localidades como Boa Sorte dos Valentim, Providência, Jacutinga, Santa Luzia, Santa Rita do Prata, Raposo e Varre-Sai, atualmente como Professora de Ensino Religioso no C.E. Dr. Miguel Couto Filho e História no CIEP 381.


JOVENS-Como surgiu essa idéia de escrever o livro pra os jovens?
ISABEL- Sempre gostei das Ciências Sociais, e neste campo me formei, atuando como Professora de História e Ensino Religioso. Mas para completar a carga horária, lecionava a matéria texto no CIEP, curso Ensino Fundamental de Jovens e Adultos e assim fui percebendo as necessidades dos alunos e acabei por escrever alguns textos para trabalhar com eles na sala de aula, algo que no meu entender estava mais de acordo com a realidade que viviam e também com vocabulário mais simples. Eles foram gostando e escrevi mais textos. A coletânia destes textos se transformaram no livro Para um jovem de valor.

JOVENS- O que acha da juventude atual?
ISABEL - Como Professora de História posso analisar bem esta pergunta. Fatos nos mostram uma juventude mais participativa socialmente no passado. D. Pedro II tinha apenas 15 anos quando assumiu o trono do Império brasileiro, os abolicionistas eram em sua maioria jovens idealistas, os jesuítas eram muito jovens quando vieram se embrenhar nas matas brasileiras para catequizar os indígenas, e assim por diante. Atualmente o jovem é mais consumista que idealista. Qual o ideal da maioria dos jovens atuais? Um feriado para “beber cair e levantar.” E depois o sexo rola e com ele o desrespeito ao seu corpo e corpo dos outros que é templo do Espírito Santo. Quando a droga não participa, ainda está de bom tamanho. Poucos pensam em viajar para conhecer lugares diferentes, em sentar-se numa roda onde juntos possam cantar, contar piadas inofensivas, poucos tem o prazer de ler, poucos querem participar de um coral, onde as vozes de todos formam um conjunto harmônico. Banda de música? Coisa de velho... até com o futebol não se importam mais. A juventude atual necessita voltar a conhecer o verdadeiro prazer da vida e o início desta volta é perceber que a felicidade está dentro de cada um e para ser compartilhada com todos através de diversões sadias e auxílio à sociedade. Mas existem exceções, jovens de valor que terão o “cêntuplo neste mundo e no outro”, com certeza.

JOVENS - Em que a família interfere na vida dos jovens?
ISABEL - A família deve desde cedo, colocar limites em seus filhos. Mostrar-lhes que existe uma hierarquia na casa, bem como na sociedade. Dar-lhes compromissos: trabalho, estudo e oração. Tudo isso regado com muito carinho e compreensão. Quando isto não acontece, acaba gerando insegurança nos filhos, além de uma independência fora da época, quando ainda estão formando sua personalidade, necessitando de bons pais que lhes mostrem um norte a alcançar e os auxiliem nesta tarefa em primeiro lugar com o exemplo.
JOVENS - Você pretende continuar escrevendo livros para ajudar os jovens e as pessoas de outras idades também?
ISABEL - Sim. Atualmente tenho um outro livro já escrito chamado “Auto-estima, urgente”, sobre o papel da família, da escola e da Igreja na formação dos jovens; tenho também um esquematizado chamado “Os cinco minutos dos jovens”, são pensamentos para todos os dias do ano, voltado para o jovem; e um também já bem adiantado chamado “Varre-Sai em contos”, que são casos contados pelos antigos moradores desta localidade, que resgato para ficar na História.

JOVENS - Você teve apoio da família para realizar esse trabalho com os jovens?
ISABEL - O livro Para um jovem de valor, veio assim de surpresa até para mim. Como já disse no início, sempre gostei de escrever. Já escrevi para o jornal Tribuna do Noroeste, O Noroeste, A voz Regional, fui co-fundadora do Informativo A Boa Semente e atualmente tenho uma coluna no jornal Edição Varre-Sai, chamada Histórias da vida. Os textos do meu livro foram escritos para serem trabalhados em sala de aula e acabaram virando um livro, devido ao apoio da Secretária de Educação na época, a Professora Maria Auxiliadora e também posteriormente, uma segunda edição com o apoio de D. Fernando e Pe. José Paulo(in memorian) de Bom Jesus. Também meu irmão Pe. José Ronaldo deu-me grande apoio com relação as vendas e também enviou um exemplar ao Santo Padre o Papa, que retornou uma bênção. Agradeço também o apoio da amiga professora de português por vocação e ótima pianista Isabel Celebrini que se prontificou em realizar a correção ortográfica. Quem sabia da existência dos textos e apoiou-me em tudo para as duas edições foi meu esposo José Afonso, que lia todos, após serem redigidos, merecendo um destaque especial.

JOVENS - Você acha que a leitura interfere na vida de um estudante?
ISABEL - Sim. Aquele que tem o prazer de ler, tem mais facilidade nas matérias escolares. A leitura não se compara a um filme que traz tudo pronto e você não precisa fazer esforço algum. Exemplo: Você lê o livro “Caçador de Pipas” de Called Rossein e depois assiste ao filme. Com certeza não achará graça alguma neste, pois já viajou no livro e imaginou uma infinidade de situações omitidas pelo filme. Assim como existem os exercícios corporais para manter o corpo sadio, os exercícios espirituais para a alma, também a mente precisa ser exercitada todos os dias, e nada melhor que a leitura onde a atenção fica totalmente concentrada.

JOVENS - Gostaríamos que você deixasse uma mensagem para os jovens.
ISABEL - Vivam a vida! Aproveitem seu tempo de juventude para juntar “tesouros que a traça não rói, o ladrão não rouba e nem a ferrugem consome.” Tesouros de bondade, de carinho, de responsabilidade, de respeito, de alegria, de cultura. E acima de tudo um amor a Deus que o impulsiona a praticar o bem, a exemplo de Jesus Cristo.Vale a pena ser bom! Vale a pena buscar os valores espirituais, éticos e morais, sendo um jovem de valor no presente e no futuro um adulto de valor, a quem o destino do mundo será confiado. Vale a pena ser diferente! Dizia Bob Marley: “Vocês riem de mim porque sou diferente e eu rio de vocês porque são todos iguais.”

Um comentário:

  1. Parabéns Isabel por sua coragem e determinação.
    Com certeza vc tem feito a diferença para esses jovens...

    ResponderExcluir